Filosofia

    A Instituição que queremos é uma Unidade Educacional que prepare a criança para enfrentar o mundo atual, como cidadão participativo, crítico, conhecedor dos seus direitos e deveres, que transcenda os conteúdos curriculares, e integre nas questões contemporâneas, no meio ambiente, na saúde, na sexualidade, nas questões éticas relativas à igualdade de direito, à dignidade do ser humano e à solidariedade, onde os profissionais reflitam constantemente a respeito dos problemas educacionais não só da própria Instituição, mas da comunidade, da Cidade, do Estado, do País e do Mundo.

    A concepção de educação da Instituição parte dos pressupostos filosóficos que acreditam que a educação é o meio pela qual a sociedade se reproduz e se renova cultural e espiritualmente com consequências materiais. Portanto, preocupamos com a formação histórica de nossas crianças, a formação esta que, busca na reprodução, a manutenção do conhecimento já adquirido e na renovação e preparação para lidar com os desafios emergentes do mundo contemporâneo de forma crítica, coerente e criativa.

Objetivos

    Realizar uma educação que seja capaz de interferir no processo global do ser humano, de capacidades, que permitam na realidade transformá-la, garantindo o acesso, a permanência e a promoção das crianças na Educação Infantil, tendo em vista uma educação voltada para a prática social e conhecimento de mundo.

   Promover ações educacionais coletivas, destacando pontos comuns de trabalho da comunidade escolar: autonomia, interação e cooperação, atenção à diversidade para a aprendizagem, organização do trabalho escolar – gestão de tempo, seleção de recursos didáticos e decisões sobre o processo de avaliação.

   Criar condições ao corpo docente e discente para que o ensino-aprendizagem seja eficiente e eficaz e, ao mesmo tempo que promova uma prática educativa transformadora.

   Trabalhar a auto-estima do aluno com o objetivo de contribuir para a sua realização enquanto indivíduo participativo, que busca uma sociedade melhor.

    Viabilizar um espaço escolar onde haja alegria e integração entre o corpo docente e discente.

    Promover reuniões de estudo, discussão, troca de experiência e planejamento das atividades.