Educação Integral

“A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas. Onde as relações, regras e limites são diferentes daqueles do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação. Depende também da forma como é acolhida.” (ORTIZ, Revista Avisa Lá).        

                    

     O período de adaptação na escola é uma etapa bastante delicada pela qual pais e crianças passam. Um aspecto difícil é muitas vezes o sentimento de culpa que passa pela cabeça dos pais de não poderem estar o tempo todo com seu filho, principalmente para as crianças que ficam período integral. Não há porque se sentirem assim, pois as crianças crescem, amadurecem e precisam de novas experiências com outros da mesma idade. Não é necessário se preocuparem, pois essa experiência, por mais longa e cheia de lágrimas dos dois lados, que seja, não traumatiza. Todos superam e certamente no futuro nem se lembrem desses primeiros dias na escola.                                                                                                                 

   Essa fase pode parecer dolorosa, mas aos poucos, pais e criança começam a confiar na escolha que fizeram e a lidar com mais tranquilidade e prazer com essa etapa que é fundamental na construção da personalidade da criança.

Talvez, em alguns casos, seja necessário buscar a criança mais cedo. Para algumas, é muito importante encontrar os pais na saída nos primeiros dias e não outros parentes. O medo de que os pais não voltem é o maior problema na adaptação das crianças. Por isso prepare-se para estar antes do horário de saída na escola, nunca se atrase nesse período, pois essa lembrança certamente prejudicará a adaptação da criança.   

                                                                                                                              

    A Escola Crescer oferece como opção a EDUCAÇÃO INTEGRAL para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I (2 a 10 anos). Os alunos que frequentam o período integral têm suas aulas regulares no período oposto. É um espaço acolhedor, onde recebemos nossos pequenos com muito carinho, amor, amizade, união e muita responsabilidade.                   

          

    O período integral, na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, em suma, é especialmente organizado para o desenvolvimento do bem-estar físico, afetivo, social e intelectual dos alunos. Não quer substituir as aprendizagens e os relacionamentos específicos do ambiente da família, mas harmoniza, numa dinâmica rica e muito bem acompanhada, o desenvolvimento de todas as potencialidades das crianças que nos são confiadas.         

                            

    Nossa incumbência é oferecer uma alimentação nutritiva (com acompanhamento de uma nutricionista) para as crianças e promover hábitos alimentares saudáveis. Além da alimentação, proporcionamos às crianças o apoio de pedagogos, que estão sempre à disposição para ajudar na realização das tarefas de casa, bem como reforço paralelo, seguindo sempre uma rotina.   

                            

    A escola está focada na ideia do desenvolvimento pleno das crianças. E a parceria escola e família fica absolutamente mantida também no período integral: somos colaboradores dos pais na maravilhosa arte de ajudar seres humanos a crescerem, a buscarem seuscaminhos, a construírem vida com sentido e qualidades humanas.      

    

  Funcionamento da Educação Integral: 07h00min às 18h30min.

 

Venha conhecer o nosso espaço e nossas propostas!